8 de setembro de 2010

Luta: um ritual na construção da masculinidade

A vivência de práticas corporais de contato físico como o futebol e as lutas têm sido interpretadas como um 'ritual de passagem' na socialização e transformação dos meninos em homens, 'machos' [1]. Suportar a dor e as lesões são elementos constituintes da identidade masculina, simbolizando a virilidade e honra entre aqueles que buscam ser mais fortes do que os demais na competição esportiva. Nessa arena, lutar é mais do que vencer o oponente. Enquanto verbo que indica combate ou ação a favor/contra algo, 'lutar' ancora sentidos associados à identidade masculina, contribuindo para que a inserção do homem na prática da luta possa ser interpretada como via de construção dessa identidade.




Série Lutadores I
"S/Título" 2010
(Têmpera sobre papel 32x44cm)
  




Série Lutadores II
"Queda"
(Têmpera sobre papel 32x44cm)
  

No processo criativo em andamento, minha investigação tem se debruçado sobre imagens de lutadores em ação. Especificamente a luta turca com óleo, uma espécie de luta greco-romana na qual os lutadores untam-se com óleo de oliva, dificultando a "pegada" do adversário e consequentemente, a queda no solo. A luta com óleo é o esporte mais popular do país e reúne milhares de lutadores no Kirkpinar Oil Wrestling Festival, um evento secular de três dias de duração, que ocorre desde o século XIV, mantendo viva a tradição de homenagear os guerreiros da antiguidade.

[1] DUNNING, E. O desporto como uma área masculina reservada: notas sobre os fundamentos sociais na identidade masculina e as suas transformações. In.: ELIAS, N. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992, p. 389-412.

2 comentários:

  1. O que me chama atenção quando observo dois homens lutarem é como seus corpos se tocam. Assim, a virilidade se mistura com sensualidade...quase uma transa.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Paradoxalmente, ao mesmo tempo que o esporte [a luta] é um ritual de construção da identidade masculina hegemônica, também é uma arena que possibilita a proximidade corporal entre dois homens [ou mulheres], vigiada pela sociedade norteada pela norma heterossexista.

    ResponderExcluir