Grafite de SAMO© Still de vídeo, Nova Iorque, 1980-81. |
Untitled, 1981 (Famous negro athletes) |
Em 1981, aos 20 anos, passou a vender pinturas nas galerias do Soho, tornando-se um dos principais artistas de sua geração, sendo reconhecido por colecionadores, galeristas e críticos pela originalidade, profundidade emocional, iconografia singular e habilidades no uso de cores, desenhos e composições de sua obra. Nesta época iniciou uma fase relevante em sua carreira, quando realizou trabalhos definitivos para sua trajetória no movimento neo-expressionista, como: “Untitled (Head)” (1981), “Acque Pericolose” (1981), “Per Capita” (1981), “Notary” (1983), e “La Colomba” (1983).
Na obra “Per Capita” (1981), Basquiat inicia uma iconografia de personagens como boxeadores, guerreiros e outras figuras heroicas masculinas, também presentes, p. ex., nos trabalhos: “Untitled (Self-Portrait), 15”, “Boy and Dog in a Johnnypump” (1982), “Untitled (Boxer)” (1982), and “Profit I” (1982).
Per Capita, 1981 Brandt Foundation |
A “coroa” é como uma “assinatura” nas obras de Basquiat. Em algumas delas, aparece acima de um nome ou de um desenho que representa uma figura, geralmente um dos seus heróis, atletas como Sugar Ray Robinson, Cassius Clay, Hank Aaron; ou músicos de jazz, como Charlie Parker e Dizzy Gillespie. Além da coroa, Basquiat também utilizava “auréolas”, enquanto símbolos de honra, para enobrecer seus ícones.
Untitled (Helmet), 1981 Colação de Leo Malca |
Tendo iniciado sua carreira com o grafite, como artista profissional, Basquiat fez da linguagem uma dimensão muito importante de sua obra, que em alguns casos, não apresenta figuração, apenas palavras que ocupam todo o plano da tela, como na obra Pegasus [1987].
Pegasus, 1987 |
Entre 1983 e 1985, Basquiat desenvolveu uma série de trabalhos com Andy Warhol, tal como “Olympic Rings”, de 1985, feito após os Jogos Olímpicos de verão realizados em Los Angeles. Na obra, é nítida a intervenção de Warhol nos anéis estilizados, enquanto Basquiat introduz a pintura de uma máscara negra, crê-se, fazendo alusão aos atletas negros do passado, como Jesse Owens e Carl Lewis.
Litografia off set sobre papel, 1985 [Edição desconhecida] Editores: Tony Shafrazi e Bruno Bischofberger |
Em 1985, Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat fizeram uma exposição em co-autoria em Nova Iorque, com organização de Tony Shafrazi e Bruno Bischofberger, cujo pôster tornou-se famoso, apresentando ambos artistas, o ícone da Pop Arte e o artista de rua, com luvas de boxe e punhos cerrados.
Seus trabalhos falam de um “jovem artista negro” num “mundo da arte branco”, muitas vezes representado pela dicotomia das cores preta e branca nas estratégias de sua produção artística. Estas dicotomias fazem parte de vários trabalhos que abordam questões como pobreza/riqueza, integração/segregação, inclusão/exclusão.
Em 1985, Basquiat foi capa da “The New York Times Magazine”. Faleceu precocemente, em 1988, aos 27 anos.
Fontes
Disponível em: http://www.basquiat.com/artist.htm# Acesso em: 26 dez. 2012.Disponível em: http://www.brooklynmuseum.org/exhibitions/basquiat/crowns-halos-heroes.php Acesso em 26 dez. 2012.
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