29 de abril de 2016

Abertura da Exposição "Salve Jorge - 8ª edição" - Centro Cultural Laurinda Santos Lobo

O Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, localizado em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, recebeu mais de 500 visitantes na abertura da Exposição Coletiva "Salve Jorge", organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Caza Arte Contemporânea, no último dia 23 de abril. Com curadoria de Raimundo Rodriguez e a participação de 109 artistas contemporâneos, a proposta da oitava edição do evento foi apresentar uma "instalação coletiva" com obras de diferentes formatos, reunidas em homenagem ao Santo Guerreiro.


 "São Jorge", segundo a tradição, foi um valente cavaleiro, pregador do evangelho. Nascido na Capadócia, ainda criança foi morar na Palestina. Cristão, foi condenado à morte, sendo decapitado aos 23 anos, no dia 23 de abril do ano de 303, tornando-se conhecido como o protetor dos perseguidos.

 
Esq.-Dir.: Raimundo Rodriguez e Fabiano Devide, na abertura da coletiva "Salve Jorge - 8ª edição" (Foto: Jorge Calfo)
Para minha participação nesta edição, apresentei a instalação "Uma oração e vinte e três espadas para São Jorge", na qual apresento um excerto da "oração da espada de São Jorge", localizada sobre um relicário onde o espectador encontra sua medalha, sua espada, a planta que culturalmente associa-se a São Jorge, ladeada por vinte e três espadas que representam os anos de sua existência e a data de sua morte.

Instalação "Uma oração e vinte e três espadas para São Jorge" (tela de brim, bordado com fio de algodão, medalhas e espadas de São Jorge, relicário, espada de São Jorge desidratada, pó de giz, ímã - Fabiano Devide, 2016)
  
Detalhe da instalação "Uma oração e vinte e três espadas para São Jorge" 

Detalhe da instalação "Uma oração e vinte e três espadas para São Jorge" 

Detalhe da montagem da exposição "Salve Jorge - 8ª edição"



Nenhum comentário:

Postar um comentário