Os três últimos trabalhos exploram a temática do corpo, gênero e identidade, a partir da pesquisa com imagens sobre práticas corporais de reserva masculina [luta], transpostas do suporte da fotografia para a pintura. Apresentam corpos de lutadores em ação e combate, que ancoram sentidos de uma masculinidade hegemônica, que submete outras masculinidades, plurais, transitórias e contingentes presentes no cotidiano, explorando os múltiplos significados produzidos pela imagem.
Os personagens surgem em figuras híbridas, que exploram a continuidade e a fluidez das imagens, ao representarem corpos que ancoram essas identidades e se interpenetram. Da mesma forma, os mesmos corpos se misturam ao plano pictórico, subvertendo a relação figura e fundo, produzindo incertezas sobre onde começa e termina cada personagem. As figuras aparecem em primeiro plano, “transbordando” pelas extremidades do plano e tornando exíguo o espaço da tela de pintura, trazendo o olhar para “dentro” da obra.
Os trabalhos exploram uma densidade cromática específica, a partir da fusão de etapas e camadas de cor, resultando numa relação cromática que colabora para a construção de um clima psicológico dramático. Nesse sentido, os trabalhos possibilitam diferentes leituras, explorando a polissemia produzida pela imagem, a partir de uma semiótica “aberta”, promovida pela interação entre a obra e o espectador.
Acrílica sobre tela 115 x 115 cm 2011 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário