26 de novembro de 2014

Convite da coletiva "MAIS PINTURA" - EAV Parque Lage, dez. 2014

Convido a todos/as a comparecer na abertura de mais uma edição do projeto "Mais Pintura", na qual participo com novas obras, desdobramentos da investigação iniciada em 2012, sobre o espaço, a arquitetura, as "janelas", frestas ou passagens azuis que conectam dentro e fora, a partir de uma atmosfera silenciosa.
Com curadoria de Luiz Ernesto e Bruno Miguel e a participação de 21 artistas selecionados, a abertura ocorrerá na Sexta-feira, 5/12, a partir das 19h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Convite e mais informações abaixo.
 
 

RELEASE

O projeto "Mais Pintura" surgiu em 2013 como desdobramento do curso Questões Prático-Teóricas da Pintura na Contemporaneidade, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, orientado por Luiz Ernesto e Bruno Miguel.
Serão três edições abrindo em três cidades diferentes, Brasília, Rio de Janeiro e Petrópolis num período de menos de três meses. Mais Pintura é um projeto aberto, itinerante, em constante construção e transformação. Cada exposição tem um grupo diferente de artistas. Sua primeira edição foi em Agosto de 2013, no Centro Cultural da Justiça Federal na Cinelândia, como desdobramento deste formato de proposição de exposição, surgiram novos convites, como o da Universidade Federal de Juiz de Fora, que além da exposição, pretende fazer um ciclo de debates.
Trata-se de apresentar pinturas de novos artistas que se encontram semanalmente para discussão e análise crítica de seus trabalhos com os orientadores. Um grupo em constante transformação e que atualmente conta com mais de 30 participantes.
Não se pretende com estas mostras buscar afinidades técnicas ou temáticas. Ao contrário, procurou-se selecionar os artistas que pudessem evidenciar em seus trabalhos o vigor, a disciplina e a diversidade da pintura de um grupo de novos artistas no Rio de Janeiro.
Nos últimos anos, acompanhamos o desenvolvimento vertiginoso das tecnologias digitais. As mais corriqueiras experiências do dia a dia transformam-se, pelos mais variados dispositivos, em imagens que, instantaneamente são postadas nas redes sociais e distribuídas por todos os lugares. Com vida curta, são vistas por segundos apenas, dando lugar a outras e outras que as sucederão em um fluxo sem fim.
A experiência do tempo é o instante e a onipresença deixa de ser um atributo apenas divino.
Mas, longe de se opor a este mundo da tecnologia, a pintura fertiliza-se com ele. Experimenta novos materiais, apropria-se de suas imagens e as "encarna" em substância, dando-lhes assim, um corpo material de cores e marcas únicas — literalmente, dá-lhes uma espessura.
Esta presença física atrita-se com este fluxo veloz da excitação tecnológica, reagindo assim à premência do instante e afirmando uma outra temporalidade: a temporalidade própria do objeto de arte. Um outro ritmo que permite a emersão de novos sentidos e reflexões.
Mais Pintura pretende alimentar o debate. Neste mundo, a pintura torna-se uma prática aparentemente paradoxal: demorada para se aprender, demorada para se fazer, demorada para se fruir e principalmente, difícil de se definir. E ainda assim, ela persiste.
 
Luiz Ernesto e Bruno Miguel
 
 
Serviço:
Mais Pintura – Primavera 2014      Abertura: 05/12/2014      

Parque Lage -    Rua Jardim Botânico, 414    Jardim Botânico    Rio de Janeiro -  RJ  Cep: 22461-000

Exposição: 06/12/2014 a 11/01/2015
Horário de funcionamento: segunda a domingo 9h I 18h
Artistas: André Andrade, Angela Od, Benjamin Rothstein, Bruno Belo, Caio Pacela, Cláudia Porto, Claudio Gabriel, Eduardo Borges, Fabiano Devide, Fernanda Leme, Gabriel Secchin, Henrique de Aragão, Kakati de Paiva, Maia Bueloni, Marcos Dias Corrêa, Mariana Corrêa, Makh Yosizawa, Paloma Ariston, Stella Margarita, Victor Mattina, Vitória Marini.

 

20 de novembro de 2014

Abertura da Coletiva "MAIS PINTURA" - Espaço ECCO - Brasília/DF nov. 2014

Algumas imagens da abertura da exposição "MAIS PINTURA", que participo, com curadoria de Luiz Ernesto e Bruno Miguel, no Espaço ECCO, Brasília, 18/11, com 11 artistas da EAV-Parque Lage/RJ.

Fotos: Ângela Od/RJ e Makh Hanamakh

Entrada da exposição MAIS PINTURA, no Espaço Cultural Contemporâneo ECCO, Brasília/DF

Grupo de artistas da EAV-Pq Lage presentes com o curador Luiz Ernesto, na abertura, no ECCO, Brasília/DF.
Esq.> Dir. Paloma Ariston, Caio Pancela, Benjamin Rothstein, Bruno Bello, Gabriel Sechinn, Karla Osório, Luiz Ernesto, Makh Hanamakh, Fernanda Leme e Ângela Od.


Montagem das obras expostas na Coletiva MAIS PINTURA, Espaço ECCO-Brasília/DF.
Esq. Fabiano Devide: S/Título, acrílica s/tela, 110x80cm, 2014 [cada].
 Dir. Fabiano Devide: trabalhos com impressão de carbono e guache s/ papel diferentes dimensões, 2014.
Foto: Makh Hanamakh


Fabiano Devide: S/ Título, Acrílica s/ tela, 110x80cm, 2014. [cada]
Foto: Makh Hanamakh


Fabiano Devide [detalhe]
Desencontro [díptico]
Impressão de carbono e guache s/ papel 32x24cm cada, 2014
Foto: Makh Hanamakh

Fabiano Devide [detalhe]
Esq. Devaneo em El Rosedal,  impressão de carbono e guache s/ papel, 24x32cm, 2014.
Centro: S/ título, série "Blocos",  impressão de carbono e guache s/ papel, 15x21cm, 2014.
Dir. S/ título, série "Blocos",  impressão de carbono e guache s/ papel, 32x24cm, 2014.
Foto: Makh Hanamakh



Ao fundo, obras de Claudio Gabriel (RJ) e à dir. detalhe de obra de Benjamin Rothstein (RJ)


À esq., obras de Fabiano Devide (SC) e à direita, obras de Cláudia Porto (PA)






17 de novembro de 2014

Convite - Exposição coletiva "MAIS PINTURA" - Espaço ECCO, Brasília, DF


Convido a todos/as a comparecerem à exposição coletiva "Mais Pintura", da qual participo, a se realizar no Espaço ECCO, em Brasília, DF, com abertura no dia 18/11/2014-23/01/2015. A coletiva conta com 11 artistas, alunos/as da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e possui curadoria de Luiz Ernesto e Bruno Miguel.

Abaixo, o convite e o texto do release do evento.
Abç. Fabiano Devide.



Release da Coletiva "Mais Pintura"

"O projeto (Mais Pintura) surgiu em 2013 como desdobramento do curso Questões prático-teóricas da pintura na contemporaneidade, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, orientado por Luiz Ernesto e Bruno Miguel. Trata-se de apresentar pinturas de novos artistas que se encontram semanalmente para discussão e análise crítica de seus trabalhos com os orientadores. Um grupo em constante transformação e que atualmente conta com mais de 30 participantes, dos quais foram selecionados os 11 que participam desta edição. Não se pretende com esta mostra buscar afinidades técnicas ou temáticas. Ao contrário, procurou-se selecionar os artistas que pudessem evidenciar em seus trabalhos o vigor, a disciplina e a diversidade da pintura de um grupo de novos artistas no Rio de Janeiro. Nos últimos anos, acompanhamos o desenvolvimento vertiginoso das tecnologias digitais. As mais corriqueiras experiências do dia a dia transformam-se, pelos mais variados dispositivos, em imagens que, instantaneamente são postadas nas redes sociais e distribuídas por todos os lugares. Com vida curta, são vistas por segundos apenas, dando lugar a outras e outras que as sucederão em um fluxo sem fim. A experiência do tempo é o instante e a onipresença deixa de ser um atributo apenas divino. Mas, longe de se opor a este mundo da tecnologia, a pintura fertiliza-se com ele. Experimenta novos materiais, apropria-se de suas imagens e as “encarna” em substância, dando-lhes assim, um corpo material de cores e marcas únicas — literalmente, dá-lhes uma espessura. Esta presença física atrita-se com este fluxo veloz da excitação tecnológica, reagindo assim à premência do instante e afirmando uma outra temporalidade: a temporalidade própria do objeto de arte. Um outro ritmo que permite a emersão de novos sentidos e reflexões. (Mais Pintura) pretende alimentar o debate. Neste mundo, a pintura torna-se uma prática aparentemente paradoxal: demorada para se aprender, demorada para se fazer, demorada para se fruir e principalmente, difícil de se definir. E ainda assim, ela persiste".
Serviço:
18.11.14 | 23.01.2015
Horário de Funcionamento
Segunda a sábado 10h l 22h - Domingo e feriados 14h l 20h
Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO
SHIN CA4 Loja 143 1o piso - Lago Norte - Shopping Iguatemi
XL Encontro Técnico para Educadores
Tema – “Pintura, imagem e tecnologia”
Disciplinas – Arte, História, Geografia e Ciências Exatas
Participe do Programa ECCO Educativo.
Agende visita de grupos!
61.34681262 | 34681152 | 99642103
Email: secretariaecco@eccobrasilia.com.br