27 de outubro de 2014

BLUE HALL (2014)

BLUE HALL (2014), Fabiano Devide



Entrada da instalação Blue Hall
Vista geral do corredor,
com balões, lâmpadas e mesa ao fundo
(Plástico azul, lâmpadas espirais 127V azuis, 50 metros de fita azul, 250 balões de gás Hélio de diferentes dimensões e tonalidades, frases de diferentes autorias sobre arte, canetas, tiras de papel, corredor 4m x 0,80m, mesa, pigmento azul, caixa, fotografia e abotoadura).

A instalação Blue Hall (2014) é a segunda montada no ambiente de um corredor.
 
A partir de uma estética relacional, no sentido conferido por Nicolas Bourriaud (2009) - ver link neste site, o espectador é convidado a ingressar no ambiente confinado de 4 metros de comprimento, 2,20m de altura e 0,80m de largura, onde 250 balões de Hélio flutuam, por vezes, interrompendo o espaço.
 
Dentro dos balões, há frases sobre a Arte no seu sentido ampliado, englobando o cinema, as artes visuais, a literatura etc.

Neste ambiente, o espectador pode decidir estourar os balões, escrever sobre papéis suas sensações ao ingressar na instalação, prendendo-as nas fitas dos balões, ou simplesmente reposicioná-los no espaço, produzindo diferentes "geografias" na arquitetura.
Ao final do trajeto, o espectador encontra uma mesa, onde repousa uma caixa fechada, a qual pode ou não ser aberta. Dentro, o espectador encontra-a preenchida com pigmento azul, uma abotoadura dourada com pedras azuis e uma fotografia p&b 3x4, uma referência à memória. 


Detalhe: mesa com caixa de abotoadura fechada

Detalhe: Caixa aberta, com pigmento azul, abotoadura e fotografia.