11 de setembro de 2013

O esporte na ART Rio 2013

A terceira edição da ART Rio ocorreu entre 3 e 8 de setembro nos Armazéns 1, 2, 3 e 4 do Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, numa área que está sendo revitalizada e conhecida pelo projeto "Porto Maravilha". No contexto da feira de arte, com mais de cem galerias presentes, entre as quais, as norte-americanas Gagosian e White Cube, ocorreram os "programas": PANORAMA, destinado às galerias estabelecidas no circuito internacional; VISTA, destinado às galerias jovens, com curadoria experimental; LUPA, reunindo vinte obras em grande escala de galerias participantes; e SOLO, uma intervenção dos curadores Pablo León de la Barra e Julieta Gonzalez, que convidaram artistas a produzirem obras sobre a temática "Visão do Paraíso", de Sergio Buarque de Holanda. Este post tem a intenção de destacar o esporte como tema na obra de artistas presentes na feira, que possuem produção significativa no campo da arte contemporânea, como Leda Catunda, Nelson Leirner, Miguel Rio Branco, Cildo Meireles, entre outros/as.
 
 
 
Obras recentes de LEDA CATUNDA tematizando motociclismo e futebol.
A artista está com exposição até outubro na Silvia Cintra + Box 4, galeria na Gávea, Rio de Janeiro, até início de outubro, com trabalhos desta série. 
 
 

 
Obra de MIGUEL RIO BRANCO tematizando o boxe.
 
 



 
Obras em grafite s/ papel tematizando o futebol.
 
 

 
Obra de NELSON LEIRNER tematizando o futebol.
Título: Carta a... 9 - 21x32cm, múltiplo [edição de 30], 2012.


 Obras de NELSON LEIRNER tematizando a natação, o futebol e o skate, utilizando cadernos e skate como suportes..
 
 
 
Obra de CILDO MEIRELES tematizando o futebol.
Título: Campos de Jogo - acrílica s/ tela, edição de 4, 112x143cm, 1988.



 
Obra da ANNA VITÓRIA MUSSI tematizando o futebol.
Título: Na trave - Fotografia, edição de 7, 110x151cm


5 de setembro de 2013

Participação na inauguração da GALERIA ORLANDO LEMOS - BH

Em 31 de agosto ocorreu a inauguração da ORLANDO LEMOS GALERIA “, na região metropolitana de Belo Horizonte. A mostra coletiva conteve obras de artistas contemporâneos com variadas mídias. Trabalhos dos jovens  Bruno Rios [MG],  Daniel Nogueira [SP], Jonas Aisengart  [RJ], Rafael Pagatini [RS], Ricardo Mello [RS], Marcelo Solá [GO],  dos paulistas ou radicados:  Adrianne Gallinari, Ronaldo Grossman, Lucas Bambozzi, Luiz Martins e Paulo Whitaker,  dos cariocas: Fabiano Devide, Geraldo Marcolini, Leonardo Videla, Osvaldo Carvalho, Rafael Vicente, Vivian Caccuri, dos mineiros: Gustavo Xavier, João Maciel, Warley Desali, Yuri Firmeza [CE], entre outros comporão a mostra.
 
 
A  Orlando Lemos Galeria  propõe ser um espaço múltiplo, dedicado ao desenvolvimento do pensamento crítico e artístico. Com 800m² de área construída, sua proposta é fomentar a produção, formação, reflexão e a experimentação artística nos diversos campos de diálogo das artes visuais.  A galeria conta com quatro salas expositivas, além do espaço de acervo do “cast”. Possui ainda generoso espaço para  armazenar obras e realizar residências artísticas e de jovens curadores. A Galeria acredita que a formação política, ética e humanística de um indivíduo passa  pelo  "olhar estético".  E que o desenvolvimento deste pensamento artístico, criativo e sensível contribui para formação de uma sociedade melhor.
 
“Acredito que  uma obra de arte é aquela que acima de tudo emociona, pois transforma o sujeito que a observa  ao estabelecer uma espécie de comunicação silenciosa e inexplicável entre a  obra  e o espectador “. Orlando Lemos –  diretor e proprietário 

Serviço: Rua Melita, nº 95, tels : 55 31 3224 5634 ou 55 31 3581 2025bairro Jardim Canadá, distrito de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, aproximadamente 40 km do Museu INHOTIM.

Série "Janelas"
Guache e impressão de carbono s/papel
Dimensões variadas
2012
Vão central da galeria Orlando Lemos
[térreo]



Fabiano Devide [artista] e OrlandoLemos [galerista]


[Texto adaptado do release da galeria]