22 de agosto de 2012

Montagem "EXPERIÊNCIA PINTURA", EAV/RJ


Seleção de trabalhos para montagem

Galeria EAV/RJ - Esq. > Dir.: Viviane Teixeira, Fabiano Devide, Betelhem Makkonen, Gabriela Simões.


21 de agosto de 2012

Abertura da Coletiva "EXPERIÊNCIA PINTURA"


A exposição coletiva "Experiência Pintura", terá abertura nesta Sexta-feira, dia 24/8, às 19h, nas galerias 1 e 2 do Hall da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), no Rio de Janeiro. Com curadoria de Suzana Queiroga, a exposição demarca o momento atual do processo de investigação de dez artistas, alunos/as do curso "Experiência Pintura II", do módulo de desenvolvimento da EAV. Estarei apresentando pela primeira vez duas pinturas em grande formato da Série "Janelas", que venho desenvolvendo a partir de pequenos desenhos que foram expostos em 2012 na Coletiva "Afinidades: a escolha do artista", na Caza_Arte Contemporânea [RJ]; e nos Salões 18 Unama de Pequenos Formatos, Galeria Graça Landeira [PA]; e 42 Novíssimos, Galeria IBEU [RJ].


Montagem, EAV, 20.08.12.


Segundo Caderno, O Globo, 20.08.12



8 de agosto de 2012

Texto sobre processo no site da Coletiva "Experîência Pintura" - EAV/Pq. Lage

Janelas abertas - por Fabiano Devide <http://experienciapintura.blogspot.com.br/> 


“O silêncio é a “respiração” (o fôlego) da significação; um lugar de recuo necessário para que se possa significar (...). Reduto do possível, do múltiplo, o silêncio abre espaço para o que não é “um”, para o que permite o movimento do sujeito. (...) não é mero complemento da linguagem. Ele tem sua própria significância. (...) é garantia do movimento dos sentidos. Sempre se diz a partir do silêncio”(ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: do movimento dos sentidos. Campinas: Unicamp, 2002. p. 13;23)
Série Silêncios
S/ Título
Acrílica s/ tela
50 x 50 cm
2011

A investigação atual surgiu a partir da série “Silêncios” [2011], que trouxe novas interrogações e indicou aberturas, pois a relação entre corpo, práticas corporais e masculinidades, na qual minha produção vinha se debruçando, modificou-se em vários aspectos: o surgimento de imagens provenientes de fora do contexto das práticas corporais, as imagens estáticas e passivas, assim como a atmosfera silenciosa, reflexiva e introspectiva. 

A partir daí, meu processo costuma iniciar com trabalhos de pintura sobre papel em pequeno formato. O uso do papel como suporte tem servido como processo, via de apropriação, aprofundamento, negociação, interpretação daquilo que passou a ser o fio condutor da investigação: o “silêncio”.
Série Janelas
S/ Título
Impressão de carbono e guache s/ papel
32 x 44 cm
2012

A pintura sobre o papel ocasionou o surgimento de outra série – “Janelas” – a qual tenho apresentado este ano em diferentes espaços e que estará na coletiva “Experiência Pintura”. O processo tem o “silêncio” e sua possibilidade de produção de sentidos, como fio condutor, a partir do qual a série “Janelas” tem sido um desdobramento.

De imagens garimpadas no ambiente virtual, passei a produzir as próprias fotografias daquelas cenas que me impactam em algum fragmento do cotidiano, geralmente em viagens. A partir daí, desloco o personagem que “congelei” na imagem fotográfica para uma caixa, cuja arquitetura opressora, fria e silenciosa o aprisiona, num tempo de desaceleração, contemplação e espera.
     
 
Estudo para Série "Janelas"
[Detalhe]
Acrílica s/ papel
100 x 140 cm
2012
Os anônimos personagens captados originalmente na fotografia são transferidos para o papel parcialmente, através de uma impressão por carbono, como “esboços” de um estado de vazio existencial. Por isso, opto por não preenchê-los com tinta, pigmento [ou conteúdo]. Posiciono as janelas – azuis - em diferentes planos, com vistas a estabelecer um diálogo entre dentro/fora, como “frestas” por onde entra [ou sai] aquilo que este personagem aguarda sem pressa, diante desta janela aberta.


por Fabiano Devide, Rio, agosto, 2012.

7 de agosto de 2012

Mostra Artística VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero - UFBA/Salvador

O VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, ocorrido na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, organizou uma "Mostra Artística", onde artistas apresentaram trabalhos em diferentes suportes, como pintura, instalação, vídeo e performance, que abordassem questões de gênero em diferentes áreas do conhecimento.

Na ocasião, apresentei quatro trabalhos da Série "Lutadores" [2010-2011], em guache sobre papel, tamanhos 34x47cm. Esta sérier foi elaborada a partir de um projeto desenvolvido no curso Módulo de Pintura II, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e aborda as relações entre corpo, gênero e masculinidades nas práticas corporais. Um conjunto dessas obras foi apresentada na exposição individual "Híbridos" [2011].