27 de abril de 2011

Nova série... ainda sem título

O privilégio masculino é também uma cilada (...) impõe a todo homem o dever de afirmar, em toda e qualquer circunstância, a sua virilidade (...) entendida como capacidade reprodutiva, sexual e social, mas também como aptidão ao combate e ao exercício da violência (...) o homem ‘verdadeiramente homem’ é aquele que se sente obrigado a estar à altura da possibilidade que lhe é oferecida de fazer crescer sua honra buscando a glória e a distinção na esfera pública
(In.: Bourdieu, P. A dominação masculina, Rio de Janeiro: Bertrand, 1999, p. 64).

- Cilada -
Acrílica sobre papel craft
85 x 130 cm
2011



25 de abril de 2011

Série dançarinos
Acrílica sobre papel craft
85 x 120 cm
2011

Série dançarinos
Acrílica sobre papel craft
85 x 120 cm
2011

22 de abril de 2011

Série Dançarinos

Série dançarinos
Acrílica sobre papel craft
80 x 120 cm
2011

Série dançarinos
Acrílica sobre papel craft
80 x 120 cm
2011

Série dançarinos
Acrílica sobre papel craft
80 x 120 cm
2011

10 de abril de 2011

1 de abril de 2011

Notas sobre os últimos trabalhos...


Os três últimos trabalhos exploram a temática do corpo, gênero e identidade, a partir da pesquisa com imagens sobre práticas corporais de reserva masculina [luta], transpostas do suporte da fotografia para a pintura. Apresentam corpos de lutadores em ação e combate, que ancoram sentidos de uma masculinidade hegemônica, que submete outras masculinidades, plurais, transitórias e contingentes presentes no cotidiano, explorando os múltiplos significados produzidos pela imagem.
Os personagens surgem em figuras híbridas, que exploram a continuidade e a fluidez das imagens, ao representarem corpos que ancoram essas identidades e se interpenetram. Da mesma forma, os mesmos corpos se misturam ao plano pictórico, subvertendo a relação figura e fundo, produzindo incertezas sobre onde começa e termina cada personagem. As figuras aparecem em primeiro plano, “transbordando” pelas extremidades do plano e tornando exíguo o espaço da tela de pintura, trazendo o olhar para “dentro” da obra.
Os trabalhos exploram uma densidade cromática específica, a partir da fusão de etapas e camadas de cor, resultando numa relação cromática que colabora para a construção de um clima psicológico dramático. Nesse sentido, os trabalhos possibilitam diferentes leituras, explorando a polissemia produzida pela imagem, a partir de uma semiótica “aberta”, promovida pela interação entre a obra e o espectador.




Acrílica sobre tela
115 x 115 cm
2011